O debate em torno da universidade pública e da interiorização universitária está presente neste livro, que foi estruturado a partir de treze discursos que o autor, Prof. João Álcimo Viana Lima proferiu no âmbito da sua vivência acadêmica. Dez dos discursos estão situados entre 2000 e 2009, tendo como locus a Universidade Estadual do Ceará (UECE), da qual é docente desde o ano de 1995. Como microespaço integrado a contextos maiores, o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), vinculado à UECE, do qual foi o seu primeiro diretor, foi a sua principal tribuna, com nove dos treze discursos aqui selecionados.
Autor:
João Álcimo Viana Lima
ISBN:
978-65-86968-36-1
Numero de Páginas:
144 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
200g
O presente estudo trata sobre um breve histórico da fundação do campus da Universidade Estadual do Ceará no município de Tauá, no sertão dos Inhamuns no estado do Ceará.
Apresentação:
Fiquei deveras maravilhado com o nível do texto, o qual não se ateve à mera contagem histórica dos fatos vinculados ao CECITEC.
A pesquisa configura uma investigação de primeira li-nha, com base na Filosofia da Ciência e na Metodologia de busca de teores vazados no saber parcialmente ordenado (SPENCER), pois, a cada passagem, chama literatura para conformar, sob o prisma investigativo, os fatos narrados, com vistas a justificar as conclusões a que, com razão, o escrito aporta. Não chega, nem de perto, a narrar – o que seria nor-mal – vantagens relativas aos autores, haja vista o sucesso do Centro em toda a sua história, pois sem qualquer necessida-de, uma vez que é sensível – e comprova para o bom leitor – a realidade a que aportaram os autores. Foi um dos melhores textos históricos com os quais convivi até hoje, deseixado de louvores pessoais aos seus protagonistas, a não ser, levemen-te, nas referências que fazem ao Prof. Petrola, de quem, aliás, não poderiam receber dividendos, pelo fato de Ele (que era meu amigo) já haver transposto a Terra para a glória da outra vida, merecidamente – se expresse.
Da UECE, foi o melhor texto que já deparei. É uma honra me expressar assim… Parabéns!
João Vianney Campos Mesquita
Professor Adjunto da UFC
Escritor. Jornalista. Poeta.
Titular da Academia Cearense de Língua Portuguesa e da Academia Cearense de Letras e Jornalismo.
Autores:
João Álcimo Viana Lima e Antônio Abílio de Araújo.
ISBN:
978-65-86968-29-3
Numero de Páginas:
260 páginas
Formato:
16cm x 23cm
Peso:
527g
I Seminário Saberes foi uma realização do Instituto de Saúde, Educação
e Cultura LTDA. – IEPESC em parceria com a Editora Caminhar e com apoio
da Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP. O evento aconteceu em Fortaleza – CE, no
dia 16 de janeiro de 2024. Nesta edição, tivemos como tema central: “Cultura,
Educação e Comunicação: Os Desafios da Investigação Interdisciplinar”, para
que pudéssemos melhor compreender os desafios da produção dos saberes plurais
que emergem das relações nas sociedades contemporâneas.
Organizadores
Prof. Dr. Casemiro de Medeiros Campos
Profa. Dra. Heloisa Cardoso Varão Santos
Profa. Ms. Fernanda de Façanha e Campos
Conselho Editoria
Prof. Dr. Almerindo Janela Afonso | Portugal
Profa. Dra. Ariana Cosme | Portugal
Profa. Dra. Antonia Ieda de Sousa Prado | Brasil
Prof. Dr. Casemiro de Medeiros Campos | Brasil
Profa. Ms. Erika Bataglia da Costa | Brasil
Profa. Ms. Fernanda de Façanha e Campos | Brasil
Prof. Ms. João Álcimo Viana Lima | Brasil
Prof. Dr. João Erivan Façanha Barreto | Brasil
Profa. Dra. Lídia Azevedo de Menezes | Brasil
Profa. Dra. Milena Marcintha Alves Braz | Brasil
Profa. Ms. Raphaela Cândido | Brasil
Prof. Dr. Rui Trindade | Portugal
Coordenação Editorial
Prof. Dr. Casemiro de Medeiros Campos | Editor Chefe
Secretaria do Editorial
Juliana Marina de Façanha e Campos
Revisão de Texto
Editora Caminhar
Neste livro ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL – TEORIA E PRÁTICA, os autores buscam por meio da pesquisa apresentar ao público leitor a escola de tempo integral enquanto conquista das sociedades democráticas. Porém, os autores a compreendem como um compromisso social efetivado enquanto políticas públicas da educação de mais alta significância para a vida em sociedade. A escola de tempo integral deve contemplar a ideia de educação integral. A implantação da escola de tempo integral se reveste como uma escola para todos, em que as crianças têm mais oportunidades de permanecerem no sistema, aprenderem e promoverem a cidadania para o futuro. Os autores de forma geral apresentam orientações sobre a construção do projeto pedagógico de uma escola de tempo integral.
Autores:
Casemiro de Medeiros Campos
Gleice Nascimento
Maria Claudia Soares Gomes Barbosa
ISBN:
978-65-86968-31-6
Numero de Páginas:
124 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
279g
Provocado pelo processo eleitoral no Brasil no ano de 2018, para a presidência da República, para os governos estaduais e para parte do Senado federal e diante da situação em que o país descambava para um retrocesso político insuportável, o Prof. Dr. José Eustáquio Romão é movido a construir uma reflexão crítica como forma de interpretar a atual situação do nosso país. Pedagogia de Massas do Neoconservadorismo trata sobre as questões da nossa realidade, especialmente, sobre as consequências da ascensão da extrema-direita no Brasil. O Autor faz uma interpretação lúcida da conjuntura e da realidade dos últimos anos observando o viés da tirania e da intimidação que nos encontramos frente a nova ordem internacional, com a definição de contornos e as posições conservadoras, reacionárias e sectárias que ganharam as mídias, inclusive facilitadas pela internet. É um livro desafiador que desvela a face encoberta do capitalismo, de feitio neoliberal em que o fascismo e as suas estratégias de destruição das democracias.com ações do uso da força e da violência são desmascarados.
Autor:
José Eustáquio Romão
ISBN:
978-65-86968-41-5
Numero de Páginas:
168 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
260g
“Avaliação da Aprendizagem nos Âmbitos Escolar e Universitário” neste livro o autor trata da compreensão teórica da avaliação da aprendizagem dos estudantes em nossas instituições de ensino escolares e universitárias. Os capítulos abordam tanto os entendimentos teóricos a respeito da avaliação da aprendizagem como também abordam os recursos metodológicos a serem utilizados nessa prática educativa.
Os título das partes do livro revelam os tratamentos dados aos temas abordados: Parte I – Introdução à temática da avaliação da aprendizagem; Parte II – Compreensões teóricas da avaliação no âmbito do ensino; Parte III – Questões metodológicas e práticas no âmbito da avaliação da aprendizagem; Parte IV – Prática da avaliação da aprendizagem nas instituições educativas; concluindo a presente publicação.
Autor:
Cipriano Carlos Luckesi
ISBN:
978-65-86968-37-8
Numero de Páginas:
190 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
300g
A Menina e o Café traz uma história bem interessante para você conhecer melhor a cultura do café. Neste livro, você vai se encantar quando descobrir que as Profa. Gleice Nascimento e Profa. Dra. Giselle Figueiredo de Abreu, tiveram uma ideia de convidar os leitores e as leitoras a celebrar e valorizar a cultura do café, mostrando a realidade da vida na fazenda, a seleção das sementes, o plantio, a colheita e o cuidado com a terra e o meio ambiente. Desse modo, convidamos você para ler este livro tomando um café, saboreando e sentindo o seu cheirinho!
Autora:
Gleice Nascimento e Giselle Figueiredo de Abreu
Ilustrador: Eduardo Azevedo
ISBN:
978-65-86968-40-8
Número de Páginas 22 páginas
Formato:
21,0cm x 25,0cm
Peso: 112g
O livro A SURUCUCU LÍNGUA DE FOGO E A LAMPARINA ENCANTADA é um reconto da lenda afro-indígena da Surucucu que percorre em várias regiões do Brasil. Assim, a autora tomou a licença poética e recriou a narrativa desta lenda considerando o imaginário da criança, oportunizando ao leitor uma história encantadora de uma comunidade inventada para reconstruir no mundo da fantasia sob a influência da vida dos povos nativos afrodescendentes e dos povos originários, o regate dos valores impostos pela defesa da ecologia diante da necessidade de proteção das matas, das florestas, dos rios, do meio ambiente e da cultura do universo folclórico brasileiro que resiste em manter as tradições diante das mudanças do mundo moderno.
Autora:
Maria Adiléa Farias Lima
Ilustrador: Eduardo Azevedo
ISBN:
978-65-86968-27-9 Número de Páginas 28 páginas
Formato:
21,0cm x 21,0cm
Peso: 112g
A FADINHA BRILHANTE é um conto de fadas, que nos leva para um jardim
secreto cheio de magia, e que nos conta a história de uma Fadinha Acinzentada que superou suas dificuldades e limitações e se transformou numa fada bela e encantada ensinando, que todos nós somos capazes de realizar nossos sonhos
e desejos. Para isso, devemos ser persistentes, corajosos e acreditarmos em nós mesmos. A história leva as crianças a compreenderem a força, a beleza, a coragem e o amor como valores fundamentais para a vida.
Autora:
Gleice Nascimento
Ilustrador:
Eduardo Azevedo
Número de Páginas 28 páginas
Formato:
21,0cm x 21,0cm
Peso: 112g
Em Memórias do Coração a autora, D. Odá Moreira desvela a essência humana no que temos de melhor: a vida em família. Desse modo, o livro Memórias do Coração, D. Odá Moreira nos apresenta a sua vida e os seus talentos de escritora. Por meio da prosa o leitor(a) vai encontrar nos seus contos a delicadeza, a leveza e a sutileza que podem ser traduzidos ao toque da nossa sensibilidade. Porém, a autora possui uma veia poética que sobressai o valor dos seus poemas com versos que trazem ensinamentos sobre espiritualidade e bom humor para serem aplicados em nossas vida.
Autora:
MARIA ODÁ MOREIRA
Ano
2023
Formato
14cm x 21cm
Páginas:
126p.
Peso:
300g
978-65-86968-34-7
O livro Memórias Interrompidas: Testemunho do Sertão que Virou Mar se constitui como um documento de referência especial pela sua profundidade com que a autora trata o assunto e, também, pelas fontes que prestaram informações para a pesquisa. Porém, o que mais podemos destacar é a análise da autora que flui na escrita leve pela qual desvela as relações que testemunham as memórias, lembranças, e vivências interrompidas com o alagamento da área onde se localizava a antiga cidade e as novas referências com as mudanças para onde se localiza hoje a nova cidade de Jaguaribara. O livro Memórias Interrompidas: Testemunho do Sertão que Virou Mar é uma obra composta por 6 (seis) capítulos que tratam sobre as histórias, memórias e testemunhos dos moradores de Jaguaribara – CE diante do fenômeno do alagamento da cidade para fazer surgir o açude Castanhão no sertão jaguaribano do Ceará. As abordagens da autora são focadas na fala de moradores que trazem as suas dores, sofrimentos e saudades da velha Jaguaribara e as suas experiências de morada na cidade construída e planejada, a Nova Jaguaribara.
Autora:
Lianne Ceará
Formato:
14cm x 21cm
Páginas:
100p.
Peso:
260g
ISBN:
978-65-86968-25-5
Este e-book tem como objetivo ilustrar de forma didática as principais estruturas que devem ser analisadas nas incidências radiográficas mais comumente utilizadas na avaliação das estruturas osteoarticulares. Você pode aprender mais nos seguindo em nossas redes sociais:
Instagram: @abaeteradiologia
Youtube: Radiologia Descomplicada
Instagram: prodot.ufc
Autores:
Francisco Abaeté das Chagas Neto
Leonardo Miranda Lustosa
João Erivan Façanha Barreto
Trata de forma integral para além das interações neurais, as conexões nervosas e as ligações sinápticas, do sistema nervoso. Esta obra tem por objetivo ensinar sobre o sistema nervoso humano e suas aplicações clínicas na prática de profissionais da área da saúde. O conteúdo deste livro promove o acesso didático por meio do seu conteúdo que aborda questões de concurso, exames de residência e ainda conta com casos clínicos com as suas respectivas análises e resoluções. O leitor terá em mãos uma obra que permitirá compreender os detalhes do órgão de maior complexidade do corpo humano. É um livro indicado para alunos e profissionais da área da saúde, especialmente, medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biologia, psicologia, dentre outras áreas afins.
Autores:
Julio Cesar Claudino Santos
João Erivan Façanha Barreto
Leandro Freiras Oliveira
Lais Damasceno Rodrigues
ISBN:
978-65-86968-17-0
Número de páginas:
474p.
Formato:
16cm x 23cm, CAPA DURA.
Peso:
930 gramas.
Autor:
JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA
ISBN:
978-65-86968-18-7
Número de páginas:
166p.
Formato:
16cm x 23cm
Peso:
280 gramas.
No ano de 2020 ocorreu a JORNADA PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES – DIRETORES ESCOLARES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS , realizada nos DIAS 11, 12 e 13 DE DEZEMBRO DE 2020, no MOSTEIRO DOS JESUÍTAS – SERRA DE BATURITÉ – CE, que teve como parte da programação o SEMINÁRIO CIENTÍFICO. O nosso compromisso foi garantir que o “artigo estendido” que foi apresentado no Seminário Científico, fosse publicado no formato de E-BOOK (Livro Digital).O tema central desta Jornada de Formação de Gestores Escolares foi “PAULO FREIRE E A ATUALIDADE BRASILEIRA”, tendo como referência as comemorações dos 50 ANOS DA PUBLICAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO (2020) e dos 100 ANOS DE PAULO FREIRE (2021).
Organizadores:
Casemiro de Medeiros Campos
Francinete Braga Santos
Heloisa Cardos Varão Santos
José Eustáquio Romão
Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
Maryland Bessa Pereira Maia
Autor:
Vários
ISBN:
978-65-86968-19-4
Número de páginas:
358p.
Formato:
14 cm x 21 cm
O presente estudo investigou a diretriz curricular da rede pública municipal de ensino (FORTALEZA, 2011) destinada à Educação de jovens e Adultos (EJA), assumindo como pressuposto os fundamentos da Educação Popular em Paulo Freire.
Edição: 1ª.
Autor:
Clarice Gomes Costa
ISBN:
978-65-86968-09-5
Número de páginas:
212p.
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
290 gramas.
Docência e Gestão Escolar é uma coletânea de artigos em que temos quinze autores que tematizam assuntos que em geral versam sobre a docência e a gestão escolar. São resultados de pesquisas revelam os desafios do saber-fazer docente e da gestão da escola examinados de forma fundamentada que apresentam interpretações críticas que exploram diferentes de estudos sobre cada objeto. Os autores desenvolvem argumentos de forma clara e multivisões sobre o que move a educação e o processo educativo na sua relação intrínseca sobre os dilemas da análise pedagógica frente a crise que estamos atravessando diante dos problemas contemporâneos.
Autor:
Adriana Felipe Duarte
Akyciane Kely de Souza
Ana Cláudia Farias Gomes
Brena Samyly Sampaio de Paula
Christiane Cruz Pereira
Clarice Gomes Costa
Delane Kátia Silva Gomes
Fabiana Morais de Carvalho
Juliana Marina de Façanha e Campos
Marcus Vinícius Costa Fontes
Maria Emanuela Oliveira dos Santos
Nery Lourdes Braz de Souza Veras
Renata Faustino dos Santos Bezerra
Silvia Socorro Alves Nascimento
Valdenia Damasceno Sampaio Silva
Organizadores:
Casemiro de Medeiros Campos
Ana Cláudia Farias Gomes
Juliana Marina de Façanha e Campos
ISBN:
978-65-86968-16-3
Numero de páginas:
138 p.
Formato:
14 x 21cm
Peso: 195
Entrevistas, fotografias e matérias sobre o graffiti produzido por mulheres no Brasil. Uma revista sobre o graffiti feminino no Brasil.
Nesta edição Graffitti Queens em Revista traz uma entrevista especial com Martha Cooper a primeira fotógrafa a registra a produção de grafite no mundo. Também, tem matérias e artigos sobre a arte urbana e a arte de rua das mulheres pelo mundo.Autor:
Raquel Siqueira Cesar
Patrícia Aparecida Valentim da Silva
Sarah Regina Ferreira de Oliveira Fernanda de Façanha e Campos
Numero de páginas:
24p.
Formato:
21 x 29,7cm
Peso: 224
Site Oficial:
https://www.gqfestival.com.br/
Entrevistas, fotografias e matérias sobre o graffiti produzido por mulheres no Brasil. Uma revista sobre o graffiti feminino no Brasil.
“A Revista Graffiti Queens é fruto de uma iniciativa do coletivo Graffiti Queens, o coletivo é composto por dez mulheres grafiteiras que buscam desenvolver ações, debates e conteúdos relevantes sobre mulheres da arte e cultura. Essa revista é a primeira lançada com foco das mulheres na arte urbana.
Publicamos conteúdos, entrevistas, matérias e uma galeria incrível com trabalhos de vários estados do Brasil e do mundo. A primeira edição ocorreu no formato digital, nesse ano em diante, buscamos transforma-la em revista física através da Editora Caminhar e com o apoio de arrecadações.
@graffitiqueens
@gqfestival”
Autor:
Raquel Siqueira Cesar
Patrícia Aparecida Valentim da Silva
Sarah Regina Ferreira de Oliveira Fernanda de Façanha e Campos
Numero de páginas:
24p.
Formato:
21 x 29,7cm
Peso: 224
Site Oficial:
https://www.gqfestival.com.br/
Entrevistas, fotografias e matérias sobre o graffiti produzido por mulheres no Brasil. Uma revista sobre o graffiti feminino no Brasil.
A presença feminina na cena dos novos movimentos sociais é de grande importância para a compreensão da produção das mulheres grafiteiras na cidade de Manaus. Será louvável que se registre a história de vida e a produção dos grafites das mulheres grafiteiras na cidade de Manaus. Temos acompanhado a cena do grafite local e vemos a crescente e consolidada presença da mulher no mundo do grafite. Porém, a realidade da mulher é bem diferente ao do homem, mesmo numa sociedade no início do século XXI. Queremos compreender e guardar a importância da mulher no mundo da arte urbana que é dominada pela participação masculina. A realidade da mulher é bem diferente. No geral, a mulher ainda enfrenta em seu cotidiano tarefas diárias em casa para cumprir, cuidar de filhos, trabalhar e, se possível, fazer o que gosta. A maioria dos dias de folga a mulher dedica a cuidar dos filhos e as vezes de si. Após uma longa jornada de trabalho, a mulher tem a responsabilidade de cuidar da casa, dos filhos e até do marido. Daí o cansaço físico, mental e emocional que consome a vida da mulher.
Autor:
Raquel Siqueira Cesar
Patrícia Aparecida Valentim da Silva
Sarah Regina Ferreira de Oliveira Fernanda de Façanha e Campos
Numero de páginas:
24p.
Formato:
21 x 29,7cm
Peso: 224
Site Oficial:
https://www.gqfestival.com.br/
A COMUNICAÇÃO DO GRAFFITI POR MEIO DA TRAJETÓRIA DA VTS CREW NA PERIFERIA DE FORTALEZA é resultado de pesquisa que investigou graffiti e os projetos produzidos pela VTS Crew na periferia de Fortaleza, procurando compreender essas intervenções que são elaboradas no Parque Dois Irmãos. O objetivo central foi analisar como ocorre a comunicação na cidade por meio dos graffitis feitos pela VTS Crew, com a realização do projeto Negras Raízes e os graffitis realizados nos anos de 2018 e 2019 pelo grupo. Para isso, apresentamos a VTS Crew, grupo composto por seis grafiteiros (Mils, Vivi, Ane, Tubarão, Edi e Baga), criado no ano de 2005, que fazem intervenções no Parque Dois irmãos, bairro localizado na periferia de Fortaleza e em outros bairros da cidade. A questão central desse livro buscou responder o que o graffiti em Fortaleza comunica por meio da produção dos graffitis e projetos desenvolvidos pela VTS Crew na periferia da cidade, especialmente no bairro Parque Dois Irmãos.
Autores:
Fernanda de Façanha e Campos
ISBN:
978-65-86968-11-8
Número de páginas:
314
Formato:
14cm x 21cm
Narra sobre a trajetória no graffiti do grupo cearense que desde 2005 colore os muros de Fortaleza e de outras cidades. Este livro foi escrito pelos integrantes do grupo, que além de personagens também são os autores da obra. O livro possui seis capítulos em que o objetivo dos grafiteiros foi detalhar sobre a história da VTS, os integrantes, os rolês que já fizeram no Ceará e no Brasil, os projetos que já realizaram focando no Negras Raízes e por fim uma galeria com fotos dos mais importantes murais feitos pelo grupo.
Autores:
Emerson Pereira
Fernanda de Façanha
Milson Vieira
Viviane Lima
ISBN:
978-65-86968-12-5
Número de páginas:
112
Formato:
14 cm x 21 cm
Convidamos participantes do Curso Paulo Freire – Vida e Obra ofertado pela Editora Caminhar, no formato de uma webinar para conosco participar e fortalecer o movimento de mobilização das comemorações anteriormente sugeridas, através da oferta do referido Curso e refletir sobre as ideias de Paulo Freire. Por fim, queremos discutir a atualidade do pensamento freiriano tendo como ponto central a obra Pedagogia do
Oprimido – manuscritos.
Autores:
ANA LÍVIA DA SILVA CAVALCANTE
CASEMIRO DE MEDEIROS CAMPOS
CLARICE GOMES COSTA
DENNIS BERGKAMP GOMES NASCIMENTO
DINALVA PEREIRA GONÇALVES
FRANCINETE BRAGA SANTOS
FRANCISCA MARIA LOPES MENEZES NASCIMENTO
HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS
LUCIVANE MARQUES DA SILVA
MARIA DE FÁTIMA DE LACERDA
MARIA ELIANA ALVES LIMA
MARIA TATIANA DE LIMA ROCHA FELIX
NÁDIA ALANA SANTIAGO SILVA
PRISCILA LIMA MACHADO
SUEVILYN G. A. RODRIGUES
THIAGO SOUSA FELIX
ISBN:
978-65-86968-13-2
Número de páginas:
124p.
Formato:
14cm x 21cm
Este livro é a “certidão de Nascimento” da Pedagogia da Alternância. Traduzido e publicado em português, é uma obra há muito esperada pelos educadores, professores e pesquisadores, mas também, de forma especial, pelas Escolas de Família Agrícola e Casas Familiares Rurais espalhadas por todo o país e pelos professores que trabalham nas escolas no meio rural e no campo.
Autor:
ABBÉ GRANEREAU
ISBN:
978-65-86882-16-2
Número de páginas:
352p.
Formato:
14cm x 21cm
Ano:
2020
Nos artigos reunidos neste livro, Pedagogia do Novo Normal, buscamos por meio da pesquisa a reflexão e análise dos resultados em que o nosso propósito é construir uma interpretação visceralmente ligada à realidade, Cada artigo versa sobre uma tematização específica.
Autor:
Casemiro de M. Campos Raimunda Nonata F. Braga Juliana Marina de F. e Campos Fernanda de F. e Campos
ISBN:
978-65-86968-08-8
Número de páginas:
68p.
Formato:
BOLSO
10cm x 15cm
Peso:
60 gramas.
A autora faz uma interpretação por meio de uma leitura crítica sobre o projeto baconiano à luz das questões morais que exigem um olhar atento ao ideal de homem que se deseja formar e para que é necessário formar, diante dos limites e possibilidades das ciências.
Autor:
Profª. Dra. Raphaela Cândido
ISBN:
978-65-86968-04-0
Número de páginas:
212p.
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
266 gramas.
Neste livro o professor e pesquisador João Álcimo Viana Lima se debruçou sobre fontes que compõem a história do município de Tauá – Ceará em busca de reconstruir a luz da legislação a origem de cada distrito daquele município. Porém, o seu cuidadoso trabalho de investigação foi tão profundo que tornou possível o registro de fatos históricos, relatos e outros acontecimentos específicos no município de Tauá – CE.
Autor:
Profº João Álcimo Viana Lima
ISBN:
978-65-86968-05-7
Número de páginas
146p.
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
197 gramas
Registro dos trabalhos apresentados durante as duas edições da Jornada para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos que aconteceram em dezembro de 2018 e janeiro de 2019 no Ceará. Em formato imersivo a jornada teve como tema central a Gestão Escolar e Avaliação da Educação, considerando os pressupostos de organização da gestão da escola frente às situações adversas que o plano pedagógico passou a requerer considerando os resultados estabelecidos no contexto do planejamento.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
Mryland Pereira Bessa Maia
ISBN:
978-85-64499-12-6
Número de Páginas
412 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
300g
Reunião dos trabalhos apresentados durante a Jornada para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, que aconteceu em dezembro de 2019 no Ceará. Os textos selecionados tratam das experiências, vivências e reflexões que emergem da gestão da escola, da sala de aula e do pedagógico considerando a aprendizagem dos alunos.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
Mryland Pereira Bessa Maia
ISBN:
978-65-86968-01-9
Número de Páginas
197 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
220g
O livro apresenta os caminhos e desafios acadêmicos que fazem parte da rotina dos professores das redes públicas Municipal e Estadual das cidades de Caucaia, Paracuru e São Gonçalo do Amarante no Ceará. Oferecendo ao leitor uma visão sobre as metodologias adotadas, visando o conhecimento que orienta os percursos do processo de ensino e aprendizagem e as teorias que aprimoram a prática docente. Este livro pretende contribuir com as reflexões e análises sobre a atividade da gestão escolar e prática em sala de aula, diante dos desafios de promover uma escola de excelente qualidade.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Antonia Dúlcia Carvalho Correia
Arlete Gonçalves Rocha Ribeiro
Raquel Di Paula Mesquita Lima de Oliveira
ISBN:
978-65-86968-00-2
Número de Páginas
100 páginas
Formato:
14cm x 21cm
O livro traz dez estudos que são frutos de pesquisa. O conteúdo desses artigos trata de abordagens diferenciadas sobre aspectos da educação escolar em que os níveis e as modalidades de ensino aparecem tematizados ao lado de outros assuntos que constroem de forma crítica análises através de investigações. Além da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos, os outros temas apresentados são: as neurociências, o planejamento, a educação ambiental, o brincar, a gestão escolar, a educação inclusiva, a dificuldade de aprendizagem e a formação de professores. Desenvolvidos como recortes transversais no contexto da realidade da educação e da escola.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Antonia Dúlcia Carvalho Correia
Emília Paula Sales de Farias
ISBN:
978-65-86968-03-3
Número de Páginas
127 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
160g
Os artigos que fazem parte desse livro apresentam práticas derivadas de estudos e pesquisas nas áreas pedagógicas, psicopedagógicas e avaliativas, como estímulo à produção e a reflexão sobre o trabalho docente. Os textos discorrem sobre temas relacionados ao processo educativo de alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, conciliando exatidão científica e linguagem acessível, de modo a oferecer orientações sólidas para professores, diretores, pais, estudantes, famílias e interessados em geral.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Antonia Dúlcia Carvalho Correia
Arlete Gonçalves Rocha Ribeiro
ISBN:
978-85-64499-13-3
Número de Páginas
104 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
160g
Fruto de uma reunião de professoras e gestoras escolares do município de São Gonçalo do Amarante – Ceará, o livro apresenta um conjunto da mais ampla perspectiva em que diferentes abordagens disputam a atenção e o interesse do leitor.
O propósito das autoras era inspirar outros colegas professores, com a certeza de que precisamos refletir acerca da possibilidade de contribuir com a transformação social da escola enquanto sujeito coletivo.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
ISBN:
978-85-64499-10-2
Número de Páginas
114 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
160g
Os artigos deste livro foram apresentados durante o Seminário Teórico-Metodológico de Pesquisa em Educação, como parte da Jornada de Gestão Escolar. Sendo que o propósito de desenvolvimento deste volume foi incentivar a reflexão sobre a investigação científica na área da educação.
Os temas não se limitam a investigação da gestão escolar, mas procuram iniciar um debate com os estudos que abrem perspectivas para a compreensão da gestão da educação.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Juliana Marina de Façanha e Campos
Renata Faustino dos Santos Bezerra
ISBN:
978-85-64499-11-9
Número de Páginas
100 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
169g
Em seus capítulos o livro apresenta os diferentes aspectos do grafite em Fortaleza. Assim, podemos destacar: os grafiteiros, eventos e festivais e o patrimônio histórico e a relação com o grafite.
Ainda, os leitores encontrarão diferentes linguagens além da jornalística, como crônicas, boxes e o uso de fotografias que registram o grafite da capital alencarina.
A pesquisa que deu origem a este livro-reportagem foi premiada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Regional/Nacional (EXPOCOM) 2018.
Edição: 1ª.
Autora:
ISBN:
978-85-64499-14-0
Número de Páginas
105 páginas
Formato:
21cm x 21cm
Peso:
240g
Nos seus quatro capítulos o livro traz o marco teórico-histórico-conceitual sobre BNCC, a análise normativa da BNCC, a fundamentação legal, a legislação do ensino e a aplicação da BNCC na escola básica. Entretanto, destacamos que não se trata de um manual de “como fazer uso da BNCC”, está longe disso.
O autor também faz uma análise sobre o significado da BNCC no cenário atual da educação brasileira. Além de alertar para os cuidados necessários devido ao contexto neoliberal, especialmente, pelo trabalho que a escola terá que realizar considerando a transformação do ensino/aprendizagem.
Edição: 1ª.
Autor:
ISBN:
978-65-86968-02-6
Número de Páginas
111 páginas
Formato de BOLSO:
10cm x 15cm
Peso:
90g
O livro esboça práticas, estudos e modelos de avaliação educacional, instituídos legalmente no Brasil e que espelham políticas públicas para a educação e para o crescimento dos indicadores educacionais. Apresentando casos de sucesso de avaliação realizados em escolas e municípios em que os resultados são aplicados a gestão escolar como guia para a melhoria progressiva da aprendizagem dos alunos e qualidade da escola. Os artigos buscam fundamentar os princípios genuínos que fundamentaram os modelos de avaliação adotados, além de fazer uma reflexão sobre a complexidade que envolve as formas de avaliar redes de ensino com perspectivas sociais e econômicas tão diversas.
Edição: 1ª.
Organizadores:
ISBN:
978-85-64499-08-9
Número de Páginas
202 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
290g
O livro é resultado de estudos e pesquisas desenvolvidas para auxiliar os professores. Para que esses possam realizar da melhor forma possível o seu trabalho e ter a perspectiva de construção de estratégias coerentes para a aprendizagem dos alunos. No livro o professor não encontra fórmulas prontas de como uma aula deve ser preparada, mas sua importância reside na tentativa de aprofundar os fundamentos que permitam aos professores focar pelo ensino. Através do compromisso com um modelo pedagógico que facilite o acesso à aprendizagem dos alunos.
Edição: 3ª.
Autor:
ISBN:
978-85-64499-05-8
Número de Páginas
129 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
170g
Em Educando Filhos que Fazem a Diferença o autor busca refletir como podemos orientar os filhos considerando as dúvidas que os pais ou responsáveis têm sobre a educação das crianças e jovens. O livro não é um manual com fórmulas sobre como educar os filhos para o sucesso, mas uma contribuição que pretende auxiliar os pais no desafio da criação, levando-os a análise da experiência no zelo da responsabilidade com a educação dos filhos, para que consigam construir com clareza um projeto de vida feliz, praticando a humanidade no outro.
Edição: 2ª.
Autor:
ISBN:
978-85-64499-00-3
Número de Páginas
140 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
187g
Reunião de artigos que apresentam os diversos temas que mobilizam os educadores e professores de todos os níveis e modalidades de ensino, em qualquer parte do mundo. Construído a partir de um conjunto de valores entre os quais podemos destacar: inclusão social, participação política, conhecimento sistemático e saberes da experiência, identidades socioculturais, criatividade, razão e emoção.
As reflexões apresentadas são consequências do compromisso que nasce nas práticas, estes textos merecem ser lidos como ponto de partida no trabalho de autoconstrução do leitor.
Organizadores:
Israel Rocha Brandão
José Edvar Costa de Araújo
ISBN:
978-85-64499-06-5
Número de Páginas
180 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
220g
Neste livro os autores não pretendem tratar a filosofia de forma complexa, aprofundando reflexões acerca de sistemas, mas desejam simplesmente filosofar, na compreensão essencial da filosofia enquanto busca pelo saber. Apesar de aparentemente indigesto, o debate filosófico pode surpreender aqueles que se permitirem a discutir ideias, considerando que estamos diante apenas de um aperitivo das inúmeras possibilidades que um cardápio com mais de 25 séculos de contrastes históricos poderia proporcionar.
Organizadores:
Erika Bataglia
Autores:
Alexandre Carneiro de Souza, Antonia Ieda de Souza Prado, Antonio Luiz Cardoso de Figueiredo, Antonio Glaudenir Brasil Maia, Casemiro de Medeiros Campos, Erika Bataglia da Costa, Jorge Luíz de Oliveira, Marney Eduardo Ferreira Cruz, Milena Marcintha Alves Braz, Raphaela Cândido, Renato ALmeida de Oliveira, Thiago Sousa Felix
ISBN:
978-85-64499-01-0
Número de Páginas
154 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
199g
O livro é um estudo fruto da pesquisa para o mestrado em educação no período 2008 a 2010, no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Constituíram-se objetivos deste trabalho compreender como ocorre a contribuição e a influência do novo currículo na construção da identidade docente dos licenciandos em geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral, Ceará; avaliar o novo currículo com base na percepção do licenciando do curso e analisar a relação entre o currículo regular, perceptivo e em ação na construção da identidade docente. Os resultados evidenciaram que o currículo do curso contribuiu parcialmente na construção da identidade docente.
Autor:
ISBN:
978-85-64499-00-3
Número de Páginas
156 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
204g
O livro que reúne pesquisas e estudos de 19 autores está organizado em, três partes. Na primeira parte, predominam os aspectos de caráter antropológicos; na segunda as dimensões políticas do tema, técnica e existência e na terceira; a pluralidade de interpretações de pensadores específicos. Os ensaios trazem reflexões profundas sobre a ética da responsabilidade na civilização da técnica em Hans Jonas e sobre técnica e sua legitimação em Habermas.
Organizador:
Antonio Glaudenir Brasil Maia.
ISBN:
978-85-87906-61-8
Número de Páginas
283 páginas
Formato:
14cm x 21cm Peso:
338g
O grilinho travesso que toca seu violão pelo sertão um dia resolve estudar e encontra surpresas que transformarão sua vida numa grande aventura.
Autora:
Ilustrador:
ISBN:
978-85-64499-00-3
Número de Páginas
28 páginas
Formato:
21,5cm x 21,5cm
Peso:
112g
Uma garota abre o seu guarda-roupa e encontra muitas lembranças. Nesse livro a autora Fernanda de Façanha convida o leitor a refletir sobre a importância das lembranças e da autocrítica.
Autora:
Ilustrador:
ISBN:
978-85-64499-07-2
Número de Páginas
28 páginas
Formato:
21,5cm x 21,5cm
Peso:
112g
A Editora Caminhar e o Instituto Universitário Atlântico (IUA) em convênio com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Portugal ofertam em Fortaleza-CE Programa de Pós–Graduação no formato de Especialização Conducente ao Mestrado em Gestão com área de concentração em Educação como forma de promover qualificação de recursos humanos no mais alto nível. O desafio da formação em nível de pós-graduação stricto senso requer a determinação de priorizar a pesquisa para a construção de investigações sobre o concreto social, mas que possibilitem a intervenção na realidade. Ou seja, o trabalho intelectual no âmbito da pós-graduação pode contribuir para a transformação da realidade permitindo a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
O incentivo ao trabalho de pesquisa requer das instituições parceria que devem ser consolidadas pelo congraçamento de forças que conduzam a objetivos comuns. Desse modo, o projeto de realizar a JORNADA DE GESTÃO ESCOLAR — I SEMINÁRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2018, foi à culminância de esforços de alunos e professores que perseguiram por meses superar as limitações impostas pelas circunstâncias do cotidiano e produzir propostas de trabalhos investigativos no campo da educação para aprofundar estudos e amadurecer aspectos específicos sobre diferentes objetos de pesquisa.
Organizadores:
Autores:
ANTONIA IEDA DE SOUZA PRADO
CASEMIRO DE MEDEIROS CAMPOS
MILENA MARCINTHA ALVES BRAZ
ADRIANA FELIPE DUARTE
AIRTON DE ALMEIDA OLIVEIRA
ANTÔNIA IRANDIR SANTOS DA SILVA SOARES
CARMEN TEREZA VIANA BERNARDO MONTEIRO
DANIEL MAGALHÃES DA SILVA
DELANE KÁTIA SILVA GOMES
ISABEL GUIMARÃES DIÓGENES
JULIANA MARINA DE FAÇANHA E CAMPOS
LAILDA NOGUEIRA LIMA
LIDIANE MARCELA CARVALHO
MARGARIDA MARIA VIEIRA ROSA
MARIA EMANUELA OLIVEIRA DOS SANTOS
MARIA IONETE ANDRADE FERREIRA
MARIA TEREZA ARAÚJO DE OLIVEIRA
MIGUEL FERREIRA DA SILVA
NÁGILA DE SOUSA FREITAS
REJANE MARIA BARBOSA
RENATA FAUSTINO DOS SANTOS BEZERRA RODRIGO FERNANDES MEIRELES
ISBN:
Número de Páginas
90 Páginas
Edição: 1ª
Reunimos diversos livros e revistas Gratuitos em formato de E-book para você aproveitar! Confira!