O livro A SURUCUCU LÍNGUA DE FOGO E A LAMPARINA ENCANTADA é um reconto da lenda afro-indígena da Surucucu que percorre em várias regiões do Brasil. Assim, a autora tomou a licença poética e recriou a narrativa desta lenda considerando o imaginário da criança, oportunizando ao leitor uma história encantadora de uma comunidade inventada para reconstruir no mundo da fantasia sob a influência da vida dos povos nativos afrodescendentes e dos povos originários, o regate dos valores impostos pela defesa da ecologia diante da necessidade de proteção das matas, das florestas, dos rios, do meio ambiente e da cultura do universo folclórico brasileiro que resiste em manter as tradições diante das mudanças do mundo moderno.
Autora:
Maria Adiléa Farias Lima
Ilustrador: Eduardo Azevedo
ISBN:
978-65-86968-27-9 Número de Páginas 28 páginas
Formato:
21,0cm x 21,0cm
Peso: 112g
A FADINHA BRILHANTE é um conto de fadas, que nos leva para um jardim
secreto cheio de magia, e que nos conta a história de uma Fadinha Acinzentada que superou suas dificuldades e limitações e se transformou numa fada bela e encantada ensinando, que todos nós somos capazes de realizar nossos sonhos
e desejos. Para isso, devemos ser persistentes, corajosos e acreditarmos em nós mesmos. A história leva as crianças a compreenderem a força, a beleza, a coragem e o amor como valores fundamentais para a vida.
Autora:
Gleice Nascimento
Ilustrador:
Eduardo Azevedo
Número de Páginas 28 páginas
Formato:
21,0cm x 21,0cm
Peso: 112g
O livro Memórias Interrompidas: Testemunho do Sertão que Virou Mar se constitui como um documento de referência especial pela sua profundidade com que a autora trata o assunto e, também, pelas fontes que prestaram informações para a pesquisa. Porém, o que mais podemos destacar é a análise da autora que flui na escrita leve pela qual desvela as relações que testemunham as memórias, lembranças, e vivências interrompidas com o alagamento da área onde se localizava a antiga cidade e as novas referências com as mudanças para onde se localiza hoje a nova cidade de Jaguaribara. O livro Memórias Interrompidas: Testemunho do Sertão que Virou Mar é uma obra composta por 6 (seis) capítulos que tratam sobre as histórias, memórias e testemunhos dos moradores de Jaguaribara – CE diante do fenômeno do alagamento da cidade para fazer surgir o açude Castanhão no sertão jaguaribano do Ceará. As abordagens da autora são focadas na fala de moradores que trazem as suas dores, sofrimentos e saudades da velha Jaguaribara e as suas experiências de morada na cidade construída e planejada, a Nova Jaguaribara.
Autora:
Lianne Ceará
Este e-book tem como objetivo ilustrar de forma didática as principais estruturas que devem ser analisadas nas incidências radiográficas mais comumente utilizadas na avaliação das estruturas osteoarticulares. Você pode aprender mais nos seguindo em nossas redes sociais:
Instagram: @abaeteradiologia
Youtube: Radiologia Descomplicada
Instagram: prodot.ufc
Autores:
Francisco Abaeté das Chagas Neto
Leonardo Miranda Lustosa
João Erivan Façanha Barreto
Trata de forma integral para além das interações neurais, as conexões nervosas e as ligações sinápticas, do sistema nervoso. Esta obra tem por objetivo ensinar sobre o sistema nervoso humano e suas aplicações clínicas na prática de profissionais da área da saúde. O conteúdo deste livro promove o acesso didático por meio do seu conteúdo que aborda questões de concurso, exames de residência e ainda conta com casos clínicos com as suas respectivas análises e resoluções. O leitor terá em mãos uma obra que permitirá compreender os detalhes do órgão de maior complexidade do corpo humano. É um livro indicado para alunos e profissionais da área da saúde, especialmente, medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, biologia, psicologia, dentre outras áreas afins.
Autores:
Julio Cesar Claudino Santos
João Erivan Façanha Barreto
Leandro Freiras Oliveira
Lais Damasceno Rodrigues
ISBN:
978-65-86968-17-0
Número de páginas:
474p.
Formato:
16cm x 23cm, CAPA DURA.
Peso:
930 gramas.
Autor:
JOÃO ÁLCIMO VIANA LIMA
ISBN:
978-65-86968-18-7
Número de páginas:
166p.
Formato:
16cm x 23cm
Peso:
280 gramas.
No ano de 2020 ocorreu a JORNADA PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES – DIRETORES ESCOLARES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS , realizada nos DIAS 11, 12 e 13 DE DEZEMBRO DE 2020, no MOSTEIRO DOS JESUÍTAS – SERRA DE BATURITÉ – CE, que teve como parte da programação o SEMINÁRIO CIENTÍFICO. O nosso compromisso foi garantir que o “artigo estendido” que foi apresentado no Seminário Científico, fosse publicado no formato de E-BOOK (Livro Digital).O tema central desta Jornada de Formação de Gestores Escolares foi “PAULO FREIRE E A ATUALIDADE BRASILEIRA”, tendo como referência as comemorações dos 50 ANOS DA PUBLICAÇÃO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO (2020) e dos 100 ANOS DE PAULO FREIRE (2021).
Organizadores:
Casemiro de Medeiros Campos
Francinete Braga Santos
Heloisa Cardos Varão Santos
José Eustáquio Romão
Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
Maryland Bessa Pereira Maia
Autor:
Vários
ISBN:
978-65-86968-19-4
Número de páginas:
358p.
Formato:
14 cm x 21 cm
O presente estudo investigou a diretriz curricular da rede pública municipal de ensino (FORTALEZA, 2011) destinada à Educação de jovens e Adultos (EJA), assumindo como pressuposto os fundamentos da Educação Popular em Paulo Freire.
Edição: 1ª.
Autor:
Clarice Gomes Costa
ISBN:
978-65-86968-09-5
Número de páginas:
212p.
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
290 gramas.
Docência e Gestão Escolar é uma coletânea de artigos em que temos quinze autores que tematizam assuntos que em geral versam sobre a docência e a gestão escolar. São resultados de pesquisas revelam os desafios do saber-fazer docente e da gestão da escola examinados de forma fundamentada que apresentam interpretações críticas que exploram diferentes de estudos sobre cada objeto. Os autores desenvolvem argumentos de forma clara e multivisões sobre o que move a educação e o processo educativo na sua relação intrínseca sobre os dilemas da análise pedagógica frente a crise que estamos atravessando diante dos problemas contemporâneos.
Autor:
Adriana Felipe Duarte
Akyciane Kely de Souza
Ana Cláudia Farias Gomes
Brena Samyly Sampaio de Paula
Christiane Cruz Pereira
Clarice Gomes Costa
Delane Kátia Silva Gomes
Fabiana Morais de Carvalho
Juliana Marina de Façanha e Campos
Marcus Vinícius Costa Fontes
Maria Emanuela Oliveira dos Santos
Nery Lourdes Braz de Souza Veras
Renata Faustino dos Santos Bezerra
Silvia Socorro Alves Nascimento
Valdenia Damasceno Sampaio Silva
Organizadores:
Casemiro de Medeiros Campos
Ana Cláudia Farias Gomes
Juliana Marina de Façanha e Campos
ISBN:
978-65-86968-16-3
Numero de páginas:
138 p.
Formato:
14 x 21cm
Peso: 195
Entrevistas, fotografias e matérias sobre o graffiti produzido por mulheres no Brasil. Uma revista sobre o graffiti feminino no Brasil.
Autor:
Raquel Siqueira Cesar
Patrícia Aparecida Valentim da Silva
Sarah Regina Ferreira de Oliveira Fernanda de Façanha e Campos
Numero de páginas:
24p.
Formato:
21 x 29,7cm
Peso: 224
Site Oficial:
https://www.gqfestival.com.br/
A COMUNICAÇÃO DO GRAFFITI POR MEIO DA TRAJETÓRIA DA VTS CREW NA PERIFERIA DE FORTALEZA é resultado de pesquisa que investigou graffiti e os projetos produzidos pela VTS Crew na periferia de Fortaleza, procurando compreender essas intervenções que são elaboradas no Parque Dois Irmãos. O objetivo central foi analisar como ocorre a comunicação na cidade por meio dos graffitis feitos pela VTS Crew, com a realização do projeto Negras Raízes e os graffitis realizados nos anos de 2018 e 2019 pelo grupo. Para isso, apresentamos a VTS Crew, grupo composto por seis grafiteiros (Mils, Vivi, Ane, Tubarão, Edi e Baga), criado no ano de 2005, que fazem intervenções no Parque Dois irmãos, bairro localizado na periferia de Fortaleza e em outros bairros da cidade. A questão central desse livro buscou responder o que o graffiti em Fortaleza comunica por meio da produção dos graffitis e projetos desenvolvidos pela VTS Crew na periferia da cidade, especialmente no bairro Parque Dois Irmãos.
Autores:
Fernanda de Façanha e Campos
ISBN:
978-65-86968-11-8
Número de páginas:
314
Formato:
14cm x 21cm
Narra sobre a trajetória no graffiti do grupo cearense que desde 2005 colore os muros de Fortaleza e de outras cidades. Este livro foi escrito pelos integrantes do grupo, que além de personagens também são os autores da obra. O livro possui seis capítulos em que o objetivo dos grafiteiros foi detalhar sobre a história da VTS, os integrantes, os rolês que já fizeram no Ceará e no Brasil, os projetos que já realizaram focando no Negras Raízes e por fim uma galeria com fotos dos mais importantes murais feitos pelo grupo.
Autores:
Emerson Pereira
Fernanda de Façanha
Milson Vieira
Viviane Lima
ISBN:
978-65-86968-12-5
Número de páginas:
112
Formato:
14 cm x 21 cm
Convidamos participantes do Curso Paulo Freire – Vida e Obra ofertado pela Editora Caminhar, no formato de uma webinar para conosco participar e fortalecer o movimento de mobilização das comemorações anteriormente sugeridas, através da oferta do referido Curso e refletir sobre as ideias de Paulo Freire. Por fim, queremos discutir a atualidade do pensamento freiriano tendo como ponto central a obra Pedagogia do
Oprimido – manuscritos.
Autores:
ANA LÍVIA DA SILVA CAVALCANTE
CASEMIRO DE MEDEIROS CAMPOS
CLARICE GOMES COSTA
DENNIS BERGKAMP GOMES NASCIMENTO
DINALVA PEREIRA GONÇALVES
FRANCINETE BRAGA SANTOS
FRANCISCA MARIA LOPES MENEZES NASCIMENTO
HELOISA CARDOSO VARÃO SANTOS
LUCIVANE MARQUES DA SILVA
MARIA DE FÁTIMA DE LACERDA
MARIA ELIANA ALVES LIMA
MARIA TATIANA DE LIMA ROCHA FELIX
NÁDIA ALANA SANTIAGO SILVA
PRISCILA LIMA MACHADO
SUEVILYN G. A. RODRIGUES
THIAGO SOUSA FELIX
ISBN:
978-65-86968-13-2
Número de páginas:
124p.
Formato:
14cm x 21cm
Nos artigos reunidos neste livro, Pedagogia do Novo Normal, buscamos por meio da pesquisa a reflexão e análise dos resultados em que o nosso propósito é construir uma interpretação visceralmente ligada à realidade, Cada artigo versa sobre uma tematização específica.
Autor:
Casemiro de M. Campos Raimunda Nonata F. Braga Juliana Marina de F. e Campos Fernanda de F. e Campos
ISBN:
978-65-86968-08-8
Número de páginas:
68p.
Formato:
10cm x 15cm
Peso:
60 gramas.
A autora faz uma interpretação por meio de uma leitura crítica sobre o projeto baconiano à luz das questões morais que exigem um olhar atento ao ideal de homem que se deseja formar e para que é necessário formar, diante dos limites e possibilidades das ciências.
Autor:
Profª. Dra. Raphaela Cândido
ISBN:
978-65-86968-04-0
Número de páginas:
212p.
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
266 gramas.
Neste livro o professor e pesquisador João Álcimo Viana Lima se debruçou sobre fontes que compõem a história do município de Tauá – Ceará em busca de reconstruir a luz da legislação a origem de cada distrito daquele município. Porém, o seu cuidadoso trabalho de investigação foi tão profundo que tornou possível o registro de fatos históricos, relatos e outros acontecimentos específicos no município de Tauá – CE.
Autor:
Profº João Álcimo Viana Lima
ISBN:
978-65-86968-05-7
Número de páginas
146p.
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
197 gramas
Registro dos trabalhos apresentados durante as duas edições da Jornada para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos que aconteceram em dezembro de 2018 e janeiro de 2019 no Ceará. Em formato imersivo a jornada teve como tema central a Gestão Escolar e Avaliação da Educação, considerando os pressupostos de organização da gestão da escola frente às situações adversas que o plano pedagógico passou a requerer considerando os resultados estabelecidos no contexto do planejamento.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
Mryland Pereira Bessa Maia
ISBN:
978-85-64499-12-6
Número de Páginas
412 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
300g
Reunião dos trabalhos apresentados durante a Jornada para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, que aconteceu em dezembro de 2019 no Ceará. Os textos selecionados tratam das experiências, vivências e reflexões que emergem da gestão da escola, da sala de aula e do pedagógico considerando a aprendizagem dos alunos.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues
Mryland Pereira Bessa Maia
ISBN:
978-65-86968-01-9
Número de Páginas
197 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
220g
O livro apresenta os caminhos e desafios acadêmicos que fazem parte da rotina dos professores das redes públicas Municipal e Estadual das cidades de Caucaia, Paracuru e São Gonçalo do Amarante no Ceará. Oferecendo ao leitor uma visão sobre as metodologias adotadas, visando o conhecimento que orienta os percursos do processo de ensino e aprendizagem e as teorias que aprimoram a prática docente. Este livro pretende contribuir com as reflexões e análises sobre a atividade da gestão escolar e prática em sala de aula, diante dos desafios de promover uma escola de excelente qualidade.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Antonia Dúlcia Carvalho Correia
Arlete Gonçalves Rocha Ribeiro
Raquel Di Paula Mesquita Lima de Oliveira
ISBN:
978-65-86968-00-2
Número de Páginas
100 páginas
Formato:
14cm x 21cm
O livro traz dez estudos que são frutos de pesquisa. O conteúdo desses artigos trata de abordagens diferenciadas sobre aspectos da educação escolar em que os níveis e as modalidades de ensino aparecem tematizados ao lado de outros assuntos que constroem de forma crítica análises através de investigações. Além da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos, os outros temas apresentados são: as neurociências, o planejamento, a educação ambiental, o brincar, a gestão escolar, a educação inclusiva, a dificuldade de aprendizagem e a formação de professores. Desenvolvidos como recortes transversais no contexto da realidade da educação e da escola.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Antonia Dúlcia Carvalho Correia
Emília Paula Sales de Farias
ISBN:
978-65-86968-03-3
Número de Páginas
127 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
160g
Os artigos que fazem parte desse livro apresentam práticas derivadas de estudos e pesquisas nas áreas pedagógicas, psicopedagógicas e avaliativas, como estímulo à produção e a reflexão sobre o trabalho docente. Os textos discorrem sobre temas relacionados ao processo educativo de alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, conciliando exatidão científica e linguagem acessível, de modo a oferecer orientações sólidas para professores, diretores, pais, estudantes, famílias e interessados em geral.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Antonia Dúlcia Carvalho Correia
Arlete Gonçalves Rocha Ribeiro
ISBN:
978-85-64499-13-3
Número de Páginas
104 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
160g
Fruto de uma reunião de professoras e gestoras escolares do município de São Gonçalo do Amarante – Ceará, o livro apresenta um conjunto da mais ampla perspectiva em que diferentes abordagens disputam a atenção e o interesse do leitor.
O propósito das autoras era inspirar outros colegas professores, com a certeza de que precisamos refletir acerca da possibilidade de contribuir com a transformação social da escola enquanto sujeito coletivo.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
ISBN:
978-85-64499-10-2
Número de Páginas
114 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
160g
Os artigos deste livro foram apresentados durante o Seminário Teórico-Metodológico de Pesquisa em Educação, como parte da Jornada de Gestão Escolar. Sendo que o propósito de desenvolvimento deste volume foi incentivar a reflexão sobre a investigação científica na área da educação.
Os temas não se limitam a investigação da gestão escolar, mas procuram iniciar um debate com os estudos que abrem perspectivas para a compreensão da gestão da educação.
Edição: 1ª.
Organizadoras:
Juliana Marina de Façanha e Campos
Renata Faustino dos Santos Bezerra
ISBN:
978-85-64499-11-9
Número de Páginas
100 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
169g
Em seus capítulos o livro apresenta os diferentes aspectos do grafite em Fortaleza. Assim, podemos destacar: os grafiteiros, eventos e festivais e o patrimônio histórico e a relação com o grafite.
Ainda, os leitores encontrarão diferentes linguagens além da jornalística, como crônicas, boxes e o uso de fotografias que registram o grafite da capital alencarina.
A pesquisa que deu origem a este livro-reportagem foi premiada na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Regional/Nacional (EXPOCOM) 2018.
Edição: 1ª.
Autora:
ISBN:
978-85-64499-14-0
Número de Páginas
105 páginas
Formato:
21cm x 21cm
Peso:
240g
Nos seus quatro capítulos o livro traz o marco teórico-histórico-conceitual sobre BNCC, a análise normativa da BNCC, a fundamentação legal, a legislação do ensino e a aplicação da BNCC na escola básica. Entretanto, destacamos que não se trata de um manual de “como fazer uso da BNCC”, está longe disso.
O autor também faz uma análise sobre o significado da BNCC no cenário atual da educação brasileira. Além de alertar para os cuidados necessários devido ao contexto neoliberal, especialmente, pelo trabalho que a escola terá que realizar considerando a transformação do ensino/aprendizagem.
Edição: 1ª.
Autor:
ISBN:
978-65-86968-02-6
Número de Páginas
111 páginas
Formato de BOLSO:
10cm x 15cm
Peso:
90g
O livro esboça práticas, estudos e modelos de avaliação educacional, instituídos legalmente no Brasil e que espelham políticas públicas para a educação e para o crescimento dos indicadores educacionais. Apresentando casos de sucesso de avaliação realizados em escolas e municípios em que os resultados são aplicados a gestão escolar como guia para a melhoria progressiva da aprendizagem dos alunos e qualidade da escola. Os artigos buscam fundamentar os princípios genuínos que fundamentaram os modelos de avaliação adotados, além de fazer uma reflexão sobre a complexidade que envolve as formas de avaliar redes de ensino com perspectivas sociais e econômicas tão diversas.
Edição: 1ª.
Organizadores:
ISBN:
978-85-64499-08-9
Número de Páginas
202 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
290g
O livro é resultado de estudos e pesquisas desenvolvidas para auxiliar os professores. Para que esses possam realizar da melhor forma possível o seu trabalho e ter a perspectiva de construção de estratégias coerentes para a aprendizagem dos alunos. No livro o professor não encontra fórmulas prontas de como uma aula deve ser preparada, mas sua importância reside na tentativa de aprofundar os fundamentos que permitam aos professores focar pelo ensino. Através do compromisso com um modelo pedagógico que facilite o acesso à aprendizagem dos alunos.
Edição: 3ª.
Autor:
ISBN:
978-85-64499-05-8
Número de Páginas
129 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
170g
Em Educando Filhos que Fazem a Diferença o autor busca refletir como podemos orientar os filhos considerando as dúvidas que os pais ou responsáveis têm sobre a educação das crianças e jovens. O livro não é um manual com fórmulas sobre como educar os filhos para o sucesso, mas uma contribuição que pretende auxiliar os pais no desafio da criação, levando-os a análise da experiência no zelo da responsabilidade com a educação dos filhos, para que consigam construir com clareza um projeto de vida feliz, praticando a humanidade no outro.
Edição: 2ª.
Autor:
ISBN:
978-85-64499-00-3
Número de Páginas
140 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
187g
Reunião de artigos que apresentam os diversos temas que mobilizam os educadores e professores de todos os níveis e modalidades de ensino, em qualquer parte do mundo. Construído a partir de um conjunto de valores entre os quais podemos destacar: inclusão social, participação política, conhecimento sistemático e saberes da experiência, identidades socioculturais, criatividade, razão e emoção.
As reflexões apresentadas são consequências do compromisso que nasce nas práticas, estes textos merecem ser lidos como ponto de partida no trabalho de autoconstrução do leitor.
Organizadores:
Israel Rocha Brandão
José Edvar Costa de Araújo
ISBN:
978-85-64499-06-5
Número de Páginas
180 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
220g
Neste livro os autores não pretendem tratar a filosofia de forma complexa, aprofundando reflexões acerca de sistemas, mas desejam simplesmente filosofar, na compreensão essencial da filosofia enquanto busca pelo saber. Apesar de aparentemente indigesto, o debate filosófico pode surpreender aqueles que se permitirem a discutir ideias, considerando que estamos diante apenas de um aperitivo das inúmeras possibilidades que um cardápio com mais de 25 séculos de contrastes históricos poderia proporcionar.
Organizadores:
Erika Bataglia
ISBN:
978-85-64499-01-0
Número de Páginas
154 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
199g
O livro é um estudo fruto da pesquisa para o mestrado em educação no período 2008 a 2010, no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Constituíram-se objetivos deste trabalho compreender como ocorre a contribuição e a influência do novo currículo na construção da identidade docente dos licenciandos em geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral, Ceará; avaliar o novo currículo com base na percepção do licenciando do curso e analisar a relação entre o currículo regular, perceptivo e em ação na construção da identidade docente. Os resultados evidenciaram que o currículo do curso contribuiu parcialmente na construção da identidade docente.
Autor:
ISBN:
978-85-64499-00-3
Número de Páginas
156 páginas
Formato:
14cm x 21cm
Peso:
204g
O livro que reúne pesquisas e estudos de 19 autores está organizado em, três partes. Na primeira parte, predominam os aspectos de caráter antropológicos; na segunda as dimensões políticas do tema, técnica e existência e na terceira; a pluralidade de interpretações de pensadores específicos. Os ensaios trazem reflexões profundas sobre a ética da responsabilidade na civilização da técnica em Hans Jonas e sobre técnica e sua legitimação em Habermas.
Organizador:
Antonio Glaudenir Brasil Maia.
ISBN:
978-85-87906-61-8
Número de Páginas
283 páginas
Formato:
14cm x 21cm Peso:
338g
O grilinho travesso que toca seu violão pelo sertão um dia resolve estudar e encontra surpresas que transformarão sua vida numa grande aventura.
Autora:
Ilustrador:
ISBN:
978-85-64499-00-3
Número de Páginas
28 páginas
Formato:
21,5cm x 21,5cm
Peso:
112g
Uma garota abre o seu guarda-roupa e encontra muitas lembranças. Nesse livro a autora Fernanda de Façanha convida o leitor a refletir sobre a importância das lembranças e da autocrítica.
Autora:
Ilustrador:
ISBN:
978-85-64499-07-2
Número de Páginas
28 páginas
Formato:
21,5cm x 21,5cm
Peso:
112g
A Editora Caminhar e o Instituto Universitário Atlântico (IUA) em convênio com o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), Portugal ofertam em Fortaleza-CE Programa de Pós–Graduação no formato de Especialização Conducente ao Mestrado em Gestão com área de concentração em Educação como forma de promover qualificação de recursos humanos no mais alto nível. O desafio da formação em nível de pós-graduação stricto senso requer a determinação de priorizar a pesquisa para a construção de investigações sobre o concreto social, mas que possibilitem a intervenção na realidade. Ou seja, o trabalho intelectual no âmbito da pós-graduação pode contribuir para a transformação da realidade permitindo a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade.
O incentivo ao trabalho de pesquisa requer das instituições parceria que devem ser consolidadas pelo congraçamento de forças que conduzam a objetivos comuns. Desse modo, o projeto de realizar a JORNADA DE GESTÃO ESCOLAR — I SEMINÁRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2018, foi à culminância de esforços de alunos e professores que perseguiram por meses superar as limitações impostas pelas circunstâncias do cotidiano e produzir propostas de trabalhos investigativos no campo da educação para aprofundar estudos e amadurecer aspectos específicos sobre diferentes objetos de pesquisa.
Organizadores:
Autores:
ANTONIA IEDA DE SOUZA PRADO
CASEMIRO DE MEDEIROS CAMPOS
MILENA MARCINTHA ALVES BRAZ
ADRIANA FELIPE DUARTE
AIRTON DE ALMEIDA OLIVEIRA
ANTÔNIA IRANDIR SANTOS DA SILVA SOARES
CARMEN TEREZA VIANA BERNARDO MONTEIRO
DANIEL MAGALHÃES DA SILVA
DELANE KÁTIA SILVA GOMES
ISABEL GUIMARÃES DIÓGENES
JULIANA MARINA DE FAÇANHA E CAMPOS
LAILDA NOGUEIRA LIMA
LIDIANE MARCELA CARVALHO
MARGARIDA MARIA VIEIRA ROSA
MARIA EMANUELA OLIVEIRA DOS SANTOS
MARIA IONETE ANDRADE FERREIRA
MARIA TEREZA ARAÚJO DE OLIVEIRA
MIGUEL FERREIRA DA SILVA
NÁGILA DE SOUSA FREITAS
REJANE MARIA BARBOSA
RENATA FAUSTINO DOS SANTOS BEZERRA RODRIGO FERNANDES MEIRELES
ISBN:
Número de Páginas
90 Páginas
Edição: 1ª
Reunimos diversos livros e revistas Gratuitos em formato de E-book para você aproveitar! Confira!