Diretrizes Curriculares e EJA: Desafios Freirianos no Município de Fortaleza
16 de abril de 2021
Resumo do Livro:
O presente estudo investigou a diretriz curricular da rede pública municipal de ensino (FORTALEZA, 2011) destinada à Educação de jovens e Adultos (EJA), assumindo como pressuposto os fundamentos da Educação Popular em Paulo Freire.
O objetivo geral destinou-se a analisar o processo de tessitura da diretriz curricular da EJA, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, à luz do pensamento de Freire, buscando um diálogo entre escola e os professores sobre como uma prática pedagógica pode ser significativa para os educandos.
No presente livro o leitor vai encontrar dentre outras questões, com base nos pressupostos do materialismo histórico e dialético, que o discurso e as ideias de Paulo Freire estão na mente dos professores, mas, na prática, a sua concretude ainda permanece em construção, isto porque é difícil incorporar na prática a teoria crítica de educação, além do mais se a escola não abraçar tais pressupostos, pois, assim sendo, configura-se somente como uma carta de intenções.
obre a autora: Clarice Gomes é doutora em Educação e professora municipal, autora do livro Diretrizes Curriculares e EJA: Desafios Freirianos no Município de Fortaleza – O presente estudo investigou a diretriz curricular da rede pública municipal de ensino
1 Comentário
obre a autora: Clarice Gomes é doutora em Educação e professora municipal, autora do livro Diretrizes Curriculares e EJA: Desafios Freirianos no Município de Fortaleza – O presente estudo investigou a diretriz curricular da rede pública municipal de ensino