Base Nacional Comum Curricular – Uma Reflexão para Além da Definição Normativa.
Trata-se de um trabalho em que o autor promove discussão que tem como referencia fundamental as teorias do currículo. Assim, o livro traz o conceito de currículo como alicerce do debate sobre o que é e para que serve a BNCC. Mas no plano das orientações curriculares é fundamental as perspectivas que se abrem para a transformação que temos com a reapropriação do currículo na escola. Ou seja, a BNCC possibilita que a escola, possivelmente, não tenha tido a oportunidade de realizar: a construção do seu currículo.
Assim, o livro BNCC traz o marco teórico-histórico-conceitual sobre BNCC, a análise normativa da BNCC, a fundamentação legal, a legislação do ensino e a aplicação da BNCC na escola básica. Não é um manual de “como fazer uso da BNCC”. Está longe disso.
A densidade do livro é uma análise sobre o significado da BNCC no atual contexto da educação brasileira. O autor alerta para os cuidados necessários devido ao contexto neoliberal, especialmente, pelo trabalho que escola terá que realizar considerando o desenvolvimento da categoria da competência.
O livro tem 4 (quatro) capítulos que tratam sobre os temas:
1. BNCC;
2. Diretrizes curriculares afrodescendentes; ;
3. O cognitivo e o não cognitivo na educação;
4. A Reforma do Ensino Médio.
Essas são as ideias gerais que amparam este livro.