
Na história da filosofia é comum a afirmação que o pensamento filosófico teve a sua origem na Grécia, com Tales de Mileto. Tales de Mileto (624 a.C. – 545 a.C.), desenvolveu na filosofia o seu pensamento tendo como elemento central a existência de uma matéria prima para a criação do universo. Ele acreditava que o que deu origem ao universo era o elemento água. As suas observações o levou ao entendimento que sem água tudo perdia vida. Assim, compreendeu que a água era fonte de vida! Intuiu que a Terra flutuava sobre uma espécie de disco ou prato composto por de água, pelo qual tudo se fez surgir. Tales de Mileto não deixou textos ou escrituras com o seu pensamento, o que sabemos sobre a sua filosofia foi herança da tradição oral ou pelos registros de outros pensadores que o citaram em seus escritos. Isso foi a filofia no sua origem mais remota.
Porém, na filosofia podemos, para efeito didático, afirmar que temos dois momentos históricos: a Fase Pré-Socrática e a Fase Socrática. A Fase Pré-Socrática tinha como referencia nuclear, saber sobre do que era feito o mundo e os homens. A pergunta central se radicava no que eram feitas as coisas, o mundo e a vida humana. No entanto, é esta pergunta que formula um pensamento que supera a sua interpretação promovida até então, em que a lógica do entendimento humano se limitava ao saber mitológico. O pensamento pré-socrático trouxe uma interpretação racional, diferente as concepções mitológicas e religiosas até então vigentes, que dominavam a compreensão do mundo e da própria vida dos homens.
A filosofia no seu nascedouro tinha como finalidade a phisys em que os elementos da natureza estão presentes: a água, o ar, o infinito e o logos. Estes elementos propunham pelo pensamento filosófico, pontuar de forma racional a origem do mundo. Dessa forma, nasceu o que se convencionou chamar por naturalismo. O naturalismo foi à escola em que dominou na filosofia o pensamento pré-socrático.
Prof. Casemiro Campos, é Doutor em Educação e Coordena o Café
e Filosofia do SESC-Centro.
Sobre o autor: Â Prof. Casemiro de Medeiros Campos,
Faz doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, é mestre em educação/UFC, professor, pesquisador na área de formação de professores, gestor e consultor em educação. Publicou pela Editora Vozes – Saberes Docentes e Autonomia dos Professores, 2ª. edição, 2009, e pela Editora da UFC – Educação: Utopia e Emancipação, 2008. Participou da organização dos livros lançados pela Editora da UFC – Gestão Escolar: Saber Fazer, 2009, e Da Teoria à Prática: A Escola dos Sonhos é PossÃvel, 2010. Pela mesma editora é coautor de Ética e Cidadania: Educação para a Formação de Pessoas Éticas, 2010. Publicou pela Editora Paulinas Gestão Escolar e Docência, 2010.Â